O cérebro é o quartel general de um complexo sistema que é o nosso corpo. Apesar das inúmeras descobertas na área da neurologia, psiquiatria, ciências sociais e básicas, ainda se trata do nosso orgão mais desconhecido e enigmático.
Este blog é escrito por médicos da área da Psiquiatria com o objetivo de dar a conhecer alguns factos interessantes sobre a mente humana.
Mostrar mensagens com a etiqueta Aumento de peso. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Aumento de peso. Mostrar todas as mensagens

sábado, 2 de abril de 2016

O que é a Bulimia?

O geralmente termo bulimia é associado a vómito e a magreza. No entanto nem todas as pessoas que têm Bulimia nervosa vomitam e, a maioria, tem mesmo um peso superior ao esperado.

Voltando ao início, o termo bulimia, deriva do grego boûs (boi) e limós (fome), portanto “fome de boi”. A bulimia nervosa é uma doença caracterizada por episódios de ingestão compulsiva de alimentos, muitas vezes, altamente calóricos, seguidos de uma sensação de culpa e recurso a métodos, por vezes agressivos, para perder essas calorias ingeridas de “maneira disparatada”. Dentro dos métodos mais comuns está claramente o vómito mas também podem consistir em toma de laxantes, “saltar refeições” ou mesmo submeter-se a um intenso exercício físico.


Há também a ideia errada de que esta doença leva a um emagrecimento extremo, semelhante àquele observado em muitos casos de anorexia nervosa. A verdade é que isto não se verifica. As tentativas de gastar as calorias ingeridas de uma maneira compulsiva, raramente conseguem compensar a quantidades ingeridas, levando a um aumento gradual do peso. É verdade também que esta doença está muito ligada à anorexia, sendo que, muitas doentes com bulimia desenvolvem posteriormente anorexia e vice-versa

Imagem: saude.culturamix.com

sábado, 12 de março de 2016

Tomar antidepressivos engorda?

Certamente que já viu pessoas engordarem exponencialmente depois de fazer um tratamento para a depressão. Esta observação tem levado muitas pessoas a pensar que tomar antidepressivos era invariavelmente sinónimo de engordar (e muito!), levando muita gente a não tomar os antidepressivos prescritos por acharem que iriam engordar.
Isto tem o seu quê de mito e de realidade. Realmente, alguns antidepressivos têm como efeito secundário o aumento do apetite e consequentemente, o aumento do peso. Isto acontece essencialmente com os medicamentos mais antigos o que levou a que, há uns anos, o tratamento da depressão implicasse quase invariavelmente um aumento exagerado de peso. Isto levava a problemas de saúde física e também psicológicos, diminuindo a auto-estima da pessoa, por vezes agravando mesmo o episódio depressivo. No entanto, foram criados novos antidepressivos que não têm um efeito direto no peso.


 Quer isto dizer que se tomar esses novos antidepressivos não aumento de peso? Não necessariamente. A depressão é acompanhada, na maioria das vezes, por uma dimimuição do apetite e do peso, perdendo-se o prazer de comer. Quando esta é tratada adequadamente, com ou sem antidepressivos, o apetite e prazer em comer são novamente recuperados, levando a pessoa a recuperar o seu peso “saudável”.