O cérebro é o quartel general de um complexo sistema que é o nosso corpo. Apesar das inúmeras descobertas na área da neurologia, psiquiatria, ciências sociais e básicas, ainda se trata do nosso orgão mais desconhecido e enigmático.
Este blog é escrito por médicos da área da Psiquiatria com o objetivo de dar a conhecer alguns factos interessantes sobre a mente humana.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Será que tenho Alzheimer?

Certamente que já se deparou com a preocupação de algum amigo ou familiar em ter Alzheimer. A tão mal fadada doença “descoberta” pelo senhor que lhe deu nome há cerca de 100 anos, teima em não ter cura, nem tão pouco um tratamento eficaz. Por essa razão, muitas pessoas que experienciam certos esquecimentos como onde puseram as chaves do carro, o código do multibanco, as datas de aniversários, o nome de determinada pessoa, pensam logo na terrível hipótese “Será que tenho Alzheimer?”. Como se não bastasse, esses pensamentos ocorrem mais frequentemente em alturas em que a pessoa anda mais desanimada ou ansiosa. 
Acontece que a depressão e a ansiedade podem muitas vezes imitar os sintomas da demência de Alzheimer, tornando a questão num círculo vicioso. A pessoa ansiosa/deprimida esquece-se, como está deprimida pensa de maneira mais negativa e acha que tem Alzheimer, levando a mais ansiedade e consequentemente, mais esquecimentos. Esta associação é tão comum que levou alguns autores a chamá-la de “Pseudo-demência”. Felizmente, ao contrário da verdadeira, esta demência tem um tratamento eficaz podendo mesmo falar-se em cura. 
Embora semelhantes, há algumas pistas que ajudam a distinguir as duas, como ilustra a tabela seguinte: 

Depressão
Demência
Início
Súbito com possível fator precipitante
Insidioso
Curso
Flutuante
Lento e progressivo
Memória
Melhor do que a autoavaliação
Pior que a autoavaliação
Humor
Deprimido
Variável
Quando testada
Respostas tipo “não sei”, “não sou capaz”
Habitualmente esforça-se por responder
Reação do doente
Hipervalorização dos défices “estou muito mal”
Desvaloriza os défices
Resposta ao tratamento antidepressivo
Boa com restabelecimento da memória
Sem resposta

Sem comentários:

Enviar um comentário