O cérebro é o quartel general de um complexo sistema que é o nosso corpo. Apesar das inúmeras descobertas na área da neurologia, psiquiatria, ciências sociais e básicas, ainda se trata do nosso orgão mais desconhecido e enigmático.
Este blog é escrito por médicos da área da Psiquiatria com o objetivo de dar a conhecer alguns factos interessantes sobre a mente humana.

sábado, 12 de março de 2016

Tomar antidepressivos engorda?

Certamente que já viu pessoas engordarem exponencialmente depois de fazer um tratamento para a depressão. Esta observação tem levado muitas pessoas a pensar que tomar antidepressivos era invariavelmente sinónimo de engordar (e muito!), levando muita gente a não tomar os antidepressivos prescritos por acharem que iriam engordar.
Isto tem o seu quê de mito e de realidade. Realmente, alguns antidepressivos têm como efeito secundário o aumento do apetite e consequentemente, o aumento do peso. Isto acontece essencialmente com os medicamentos mais antigos o que levou a que, há uns anos, o tratamento da depressão implicasse quase invariavelmente um aumento exagerado de peso. Isto levava a problemas de saúde física e também psicológicos, diminuindo a auto-estima da pessoa, por vezes agravando mesmo o episódio depressivo. No entanto, foram criados novos antidepressivos que não têm um efeito direto no peso.


 Quer isto dizer que se tomar esses novos antidepressivos não aumento de peso? Não necessariamente. A depressão é acompanhada, na maioria das vezes, por uma dimimuição do apetite e do peso, perdendo-se o prazer de comer. Quando esta é tratada adequadamente, com ou sem antidepressivos, o apetite e prazer em comer são novamente recuperados, levando a pessoa a recuperar o seu peso “saudável”.

1 comentário:

  1. Olá,Boa noite.
    Tenho uma duvida, é possível que ao tomar antidepressivos estes tenham uma ação ainda mais depressiva,ficando inclusive mais irritável e agressiva?

    ResponderEliminar